O Bicycle Film Festival (BFF) – maior evento global ligado à cultura da bicicleta – celebra, este ano, o seu 12º aniversário, estando presente em 25 cidades em todo o mundo.
De 1 a 3 de Novembro, o Festival – organizado no nosso país pela POST – volta a Lisboa, pelo quarto ano consecutivo, e realiza-se em diversos locais, entre o Auditório Carlos Paredes, em Benfica, e o renovado Largo do Intendente. Para além da exibição de 28 filmes de 16 países, o programa inclui passeios e corridas de bicicleta, um torneio internacional de bike polo, bike sprints e festas.
O BFF inaugura, dia 1, pelas 14h00, com uma street party – que convida todos os participantes e adeptos a trazerem bicicleta, skate, patins ou trotinete para o Largo do Intendente – e a corrida de ciclorientação urbana LX Alleycat. Para todos os que quiserem experimentar, estarão disponíveis minibikes, batidos a pedal e “tall-bike”.
Nos dias 2 e 3 de Novembro, decorre o torneio internacional de bike polo “November Sun”, no ringue António Livramento, em Benfica. É o segundo torneio internacional realizado em Lisboa, onde irão participar cerca de oito equipas de Portugal (Porto e Lisboa), Espanha (Madrid, Barcelona e Saragoça) e Itália (Vicenza). Como o nível de jogo das equipas é variado, está garantida uma mistura inflamada de garra versus experiência. O histórico ringue semi-coberto será a arena onde tudo se decidirá. A entrada para os jogos é gratuita. Dia 2, a animação continua com mais uma festa BFF no Armazém 13, em Benfica, pelas 23h, onde haverá performances artísticas e a dupla de DJ’s Orange Evolution. Dia 3, a meia-noite é marcada com uma midnight ride que parte de Benfica (da sala de cinema) até ao local da festa de encerramento.
A festa de encerramento, em local a anunciar, realiza-se com muita música, djs e bike sprints à mistura (competição onde os participantes correm a par, num sistema de bicicletas sobre rolamentos especialmente concebido para o efeito, conectado a um dispositivo “virtual” de controlo de distância e velocidade. Nas provas mais rápidas e intensas, os corredores chegam a atingir mais de 60 km/h.). A participação é aberta a todos.
A edição de 2012 do BFF conta com um cartaz que exibirá mais de duas dezenas de filmes dedicados à temática das bicicletas, destacando-se as longas: “Bikes, Bread and Wine: L’eroica”, do italiano Morgan Bertacca, que apresenta a essência da época dourada do ciclismo; “Line of Sight”, do americano Benny Zenga, 60 minutos dedicados à interpretação de algumas das melhores imagens captadas por Lucas Brunelle nas provas alleycat; e ainda o documentário “Ras Tailteann Men of the Ras”, do irlandês Sean O Cualain, que conta a história de uma das mais importantes instituições desportivas da Irlanda.
Presente em cidades como Paris, Londres, Nova Iorque, Tóquio ou Sidney, o BFF teve mais de 225 mil participantes em 2011, enquanto espaço privilegiado de exibição de filmes inéditos, com concertos, festas de rua, exposições, passeios e provas de bicicletas. O Festival orgulha-se de ter apresentado e contribuído para a divulgação de obras de cineastas e autores de diversas áreas, incluindo artistas emergentes ou personalidades reconhecidas como Albery Mavles, Spike Jonze, Mike Mills, The Neistat Brothers, Michel Gondry ou Tom Sachs.
O BFF assume-se como mostra não competitiva, e aceita candidaturas sem restrições de género ou duração. As obras seleccionadas são exibidas no circuito mundial que integra uma programação transdisciplinar, celebrando a bicicleta pelo cinema, música e artes.
Os bilhetes custam 4€ (cada sessão) e os passes 20€ (acesso a todas as sessões de filmes, festas, actividades e desconto de 40% na t-shirt oficial). Mais informações e reservas: lisboa@bicyclefilmfestival.com | www.bicyclefilmfestival.com/lisbon
EM CARTAZ NO BFF12
BIKES, BREAD AND WINE: L’EROICA
Itália 2011 | HD 41 min.
Realizador: Morgan Bertacca
“A prova italiana de bicicletas antigas de corrida é uma clássica. Pedalando por estradas de gravilha com bicicletas dos anos 80, camisolas de lã e alimentados a vinho e comida italiana refinada, a gloriosa corrida L’Eroica capta a essência da época dourada do ciclismo.” – The
Guardian
O filme acompanha as grandes glórias do passado e alguns entusiastas mais novos, num magistral retrato desta corrida e paisagens mágicas.
LINE OF SIGHT
EUA 2012 | 16mm & HD 60 min.
Realizador: Benny Zenga
Durante mais de uma década, Lucas Brunelle viajou pelo globo para filmar as provas alleycat, corridas de estafetas de bicicleta a alta velocidade pelas ruas das maiores metrópoles mundiais, usando câmaras acopladas ao seu capacete. LINE OF SIGHT reúne 60 minutos das melhores imagens captadas por Lucas Brunelle.
RAS TAILTEANN MEN OF THE RAS
Irlanda 2011 | HD 52min.
Realizador: Sean O Cualain
Filme documentário que conta a história de uma das mais importantes instituições desportivas da Irlanda: a corrida The Rás Tailteann. Iniciada em 1953, o seu objectivo passava por simbolizar as aspirações nacionalistas dos seus organizadores e promover a cultura irlandesa num período de acesa divisão política e desportiva. Combinando filmagens contemporâneas e raridades de arquivo, desportivo e social, o filme conta ainda com testemunhos na primeira pessoa de personagens distintas e fascinantes – ciclistas e organizadores, comentadores, fãs e críticos. A Rás Tailteann é um conto extraordinário sobre a política na guerra civil e a corrida que lançou as carreiras dos maiores ciclistas da Irlanda.
Hoje, a Rás é um dos grandes eventos do ciclismo onde figuram anualmente várias equipas internacionais. A história tumultuosa desta prova oferece ainda uma visão paralela única sobre a evolução cultural e política da Irlanda nos finais do século XX – um panorama revelador desde os anos 50 aos dias de hoje. Na Irlanda, como veremos, a linha que separa o desporto da política é muito ténue.
Sobre o Bicycle Film Festival
O Bicycle Film Festival surgiu da vontade inicial de Brendt Barbur, fundador e actual director do evento que, após ter sido atropelado por um autocarro enquanto pedalava pelas ruas de Nova Iorque, decidiu transformar o seu doloroso acidente numa experiência positiva para si e para os outros. Barbur deu início ao Bicycle Film Festival em 2001 e, desde então, afirmou-se como o maior evento global celebrando a bicicleta pela música, arte e cinema. O Bicycle Film Festival tem sido um poderoso catalisador do ciclismo urbano, e uma das mais relevantes forças culturais emergentes da última década. O BFF assume este legado e propõe-se alargar o seu impacto benéfico a um número crescente de participantes e cidades em todo o mundo.